Relatório
anual 2024
2024 foi ano de estruturação e expansão de programas, alcance e rede do Mover. Foi também o ano de fortalecer ações de accountability. Houve desafios e as soluções para eles já estão sendo planejadas.
2024: um ano de expansão para Mover o futuro
Este ano o nosso movimento foi de ampliação. Crescemos em número de lideranças negras geradas, em programas de alto impacto oferecidos e quantidade de pessoas beneficiadas, e em empresas integrantes da rede.
O Mover tem como principal objetivo incluir pessoas negras nos espaços de decisão. Para isso, é necessário mover as empresas, mover as pessoas, mover a sociedade. Nesta página, apresentamos momentos e números que atestam como fizemos isso, orientados pelo lema “Para ser maior, só fazendo juntos”.
Depois de um período de constituição e testagem iniciado em 2021, expandimos. Aumentamos nosso impacto expressivamente, ao mesmo tempo em que desenvolvemos processos para avaliar e dar transparência a ações e resultados. Isso permitiu estarmos cada vez mais conscientes das nossas conquistas e dos nossos desafios. Nossos planos para 2025 já estão em curso. Desenhamos, por exemplo, estratégias para aprimorar o mapeamento de talentos das associadas e multiplicar boas práticas para gestão de dados relacionados a diversidade e inclusão. Estamos prontos para consolidar o Mover e, assim, mover o futuro.
Alguns dos nossos movimentos
Mover as empresas
O Mover influencia a formação de lideranças negras nas empresas por meio de programas estruturados, sessões de letramento racial e compartilhamento de boas práticas na rede, entre outras estratégias.
Temos uma meta de 10 mil posições de liderança até 2030 e, em 2024, esse trabalho resultou em 2.016 lideranças negras geradas. Pessoas negras passaram a representar 39% de todos os cargos de liderança, uma alta de 5 pontos percentuais sobre 2023. E, mais: as empresas da rede criaram 171.604 oportunidades de emprego para pessoas negras.
O número de profissionais que estiveram em programas de formação de liderança, como Escola de Liderança Mover, ProLíder Mover e Mover Conecta, foi multiplicado em quase sete vezes em comparação a 2023.
Na contramão das discussões sobre contração da agenda racial, o Mover passou de 48 para 56 associadas. Também acompanhamos e incentivamos ações das associadas, como o lançamento de turmas de estágio exclusivas para pessoas negras, grupos de afinidade e atividades de letramento racial para colaboradores.
LIDERANÇAS NEGRAS GERADAS
PESSOAS NEGRAS CONTRATADAS
PESSOAS PARTICIPANDO DE PROGRAMAS DE LIDERANÇA
NOVAS EMPRESAS NA REDE
Linha do tempo
Janeiro
Iniciamos o ano participando do Black Sisters in Law em Angola. O evento promoveu diálogos e trocas sobre temas jurídicos, empresariais e culturais entre mulheres negras de diversos países.
Fevereiro
Imagem 1: Realizamos o Fórum de Líderes Presencial na Sede do Carrefour.
Imagem 2: Promovemos uma ação de letramento racial no Camarote de Carlinhos Brown durante o carnaval de Salvador.
Março
Imagem 1: Lançamos o Mover Negócios, plataforma criada para inserir empreendedores negros na cadeia de fornecedores de grandes empresas.
Imagem 2: Encontro Presencial de Forum de CEOs na Sede do Carrefour.
Abril
Realizamos o I Fórum de Líderes do Jurídico, em que reunimos líderes das áreas jurídicas das empresas associadas para falar sobre a pauta racial e recebemos a presença ilustre da Juíza Adriana Cruz , Secretária Geral do CNJ.
Também realizamos a primeira turma do ano do ProLíder, programa voltado para a formação de lideranças.
Maio
Lançamos a Mover Talentos, plataforma de empregabilidade e carreira que faz a ponte entre talentos negros e vagas geradas pelas empresas integrantes do Mover. E Realizamos o I Fórum de CMOs (Chief Marketing Officers), em que líderes de diversas empresas trataram da importância da temática racial para a construção da relevância das marcas.
Junho
Realizamos o Fórum de Líderes em uma comunidade quilombola, oferecendo às lideranças uma imersão na pauta de diversidade, representatividade e trabalho coletivo.
Apresentamos a primeira edição do Future in Black Experience Salvador, um encontro que reuniu 120 executivos de 71 empresas para discutir carreiras de gestão, tendências globais e liderança.
Julho
Lançamos a série documental “Pequena África” no Rio de Janeiro, realizada pelo Mover e produzida pela Move Maria, com parceria da L’Oréal e apoio da ALLOS.
Agosto
Patrocinamos o lançamento do Programa de Formação em Tecnologia Afreektech, idealizado pelo Movimento Black Money, para oferecer capacitação em digitalização e tecnologias.
Setembro
Profissionais contemplados com bolsas de 100% para fazer uma semana de imersão em inglês, embarcam para a experiência em Cambridge.
Outubro
Apresentamos nossos resultados de 2025 no Fórum de CEOs. Tivemos as presenças ilustres de Luís Roberto Barroso, ministro do STF, Cida Bento, co-fundadora e conselheira do CEERT e Oscar Vilhena, diretor da FGV-Direito SP no evento.
Apresentamos o Future in Black. A edição realizada em São Paulo teve a presença de 1.000 lideranças e 300 corporações. O evento proporcionou mais de 5.000 novas conexões estratégicas em São Paulo.
Novembro
13º Fórum de Negócios e Direitos Humanos, que aconteceram na sede da ONU em Genebra.
Mover as pessoas
As oportunidades criadas pelo Mover não se restringem às empresas associadas. Oferecemos programas de larga escala de formação e capacitação, com o objetivo de aumentar a competitividade de profissionais negros no mercado de trabalho.
Em 2024, 108.472 oportunidades foram oferecidas por esses programas, um aumento de 206% em relação a 2023. Elas incluem bolsas de estudo em cursos livres de várias áreas (por exemplo, metodologias ágeis, planejamento estratégico), programas para aprimorar habilidades de liderança, cursos de inglês e voltados para a área de tecnologia, por exemplo.
O ano também foi marcado pelo lançamento da Mover Talentos. Por um lado, a plataforma é um espaço para empresas encontrarem talentos negros no mercado. Por outro, ela centraliza a oferta de vagas e conteúdos de capacitação para esses profissionais. A Mover Talentos é uma parceria com a DEI Match e também fruto de discussões e reflexões dos líderes e co-líderes das empresas que participam do Mover.
DISTRIBUÍDAS DIRETAMENTE (BOLSAS DE ESTUDO)
Mover a sociedade
Um avanço significativo e consistente da agenda de diversidade e inclusão depende da cooperação de múltiplos atores. Acreditamos que alianças entre o setor público, o setor privado e o terceiro setor são essenciais para reduzir desigualdades e também avançamos nesse sentido.
Em 2024, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se tornou o primeiro órgão público a se juntar ao Mover. Também tivemos oportunidade de tratar da pauta de equidade racial em reuniões com importantes agentes, como a ministra da Equidade Racial Aniele Franco e o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecendo canais contínuos de trocas e ampliação das ações e projetos que estão sendo desenvolvidos no Mover e nos órgãos públicos.
Participamos, ainda, de eventos internacionais com tomadores de decisão, como a 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), em Nova York, e o 3º Fórum Permanente de Afrodescendentes, que aconteceu na sede da ONU em Genebra.
Em um esforço de ampliar o nosso trabalho de conscientização e mover a opinião pública, ocupamos cada vez mais espaços na mídia, em veículos como Estado de S. Paulo, Exame, Folha de S. Paulo, Meio e Mensagem e Valor Econômico.
Mover o futuro
Embora 2024 ainda esteja terminando, já colocamos no papel nosso plano para 2025. Nossas prioridades serão consolidar nosso impacto e qualificar a execução dos nossos programas.
Para isso, apoiaremos as empresas a construírem dados relacionados a diversidade e inclusão e avaliaremos nossas iniciativas de maneira sistemática.
Temos cinco anos até 2030, ano em que pretendemos atingir a meta de gerar mais 10 mil lideranças negras nas empresas associadas e promover 3 milhões de oportunidades para pessoas negras, através de capacitação, conexões com o mercado de trabalho e novos negócios.
Nossas metas são ambiciosas e os desafios para reduzir desigualdades são grandes, mas o compromisso do Mover e das empresas associadas é enorme. Temos uma oportunidade de ouro em contribuir para o desenvolvimento produtivo e a prosperidade econômica do Brasil ao incluir e impulsionar pessoas negras, reparando uma imensa desigualdade histórica. Seguiremos movendo.